Qual a tua responsabilidade nº1 num mercado em mudança? (já estás a fazer isto?)

Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022

O mercado imobiliário está em mudança! Já escrevemos sobre isto e sobre como te podes preparar para as mudanças que aí vêm, em Agosto - vê aqui.


O maior receio no setor tem sido que o mercado imobiliário entre numa queda similar ao que se passou no ano de 2008. Podes ler sobre as diferenças e as razões pelas quais o mercado não deve cair da mesma forma no artigo que escrevemos em Agosto.


Hoje, não vamos repetir essas informações, mas sim alertar-te para a tua responsabilidade nº1, para com os teu clientes, num mercado em mudança - INFORMAR!


Quando falamos em mudança, muitos compradores e proprietários acabam por pensar o pior (e com certeza lhes vem à cabeça a última crise imobiliário pela qual passamos). Por isso, é vital que partilhes informações atuais e fidedignas para que os teus clientes possam efectivamente tomar as melhores decisões e estejam bem informados.


Tens de considerar que a maioria dos teus clientes é impactado com as notícias alarmantes de subida da inflação, diminuição do poder de compra e aumento das taxas de juro. Como é de esperar, não está informado sobre todos os números do setor imobiliário. Algo que esperamos que tu estejas. E por isso, já deves ter ouvido vários especialista dizer que o mercado imobiliário vai “arrefecer”, mas o preço das casas nem por isso - como podes ler no artigo da CNN Portugal.


Quando as pessoas ouvem de todos os lados informações contraditórias, sem terem um especialista a explicar-lhes o que se está realmente a passar, isso cria incerteza, o que leva a que se retraiam nas suas ações e não avancem para a compra ou venda de imóveis.


Consegues perceber agora a importância de tu informares os teus clientes sobre o que se está a a passar no mercado imobiliário?


As pessoas precisam de segurança e, se és tu quem lhes providência as informações ou ferramentas que contribuem para esse sentimento de segurança, então inevitavelmente será a ti que irão escolher para trabalhar com eles.



Vamos dar-te algumas ideias para melhor comunicares sobre o que se está a passar no mercado imobiliário:


  • Faz pequenos vídeos com atualizações de mercado


Podes usar a informação que está no artigo que partilhamos em cima da CNN Portugal, para fazeres um pequeno guião para um vídeo a partilhar as atualizações do mercado. Este artigo ajuda-te a responder a questões como “O preço das casas vai baixar?”, “Quero comprar casa, devo aguardar?”


Podes também fazer um vídeo a comentar as notícias de um artigo em particular. No Instagram por exemplo podes gravar um vídeo teu (em Green Screen), em que por trás de ti tens a imagem do artigo que estás a comentar.


A seguir é só partilhar os vídeos na tuas redes sociais. Faz vídeos mais curtos para as redes sociais que podes usar para direcionar para vídeos mais longos para o youtube.


  • Cria uma newsletter regular, que envias para a tua base de dados, onde tens um bloco para as atualizações do mercado, com um link para os teus vídeos.


  • Material impresso que podes colocar diretamente nas caixas de correio


Cria um flyer com uma atualização de mercado e um QR code que leva para a oferta de um estudo de mercado. Imagina o que os teus clientes ou potenciais clientes vão sentir ao receberem informação que inspira esperança e otimismo, em vez de medo e urgência!


  • Chamadas que fazes diariamente


Agora mais que nunca não deves descurar o número de contactos que fazes por dia com os teus clientes e potenciais clientes. Um bom tema de conversa é sobre o que se está a passar no mercado imobiliário. Aproveita para agregar mais valor às informações que estás a passar e oferece uma Análise Comparativa de Mercado a um cliente antigo diferente todos os dias. Vais ver as oportunidades que virão destas ações.


Lembra-te estas atualizações de mercado devem ser regulares! Lá porque na semana passada já publicaste um vídeo a falar sobre o estado do mercado imobiliário, não quer dizer que todos o viram. A repetição é a chave para passares a tua mensagem.


E não te esqueças de pedir às pessoas que partilhem o teu conteúdo.


Agora, ainda é um ótimo momento para comprar ou vender, e quando ajudas as pessoas a perceberem isto, estás a prestar um serviço e a melhorar as suas vidas.


Boas conversas!





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