O Mercado está a mudar - Como te vais preparar?

Quarta-Feira, 3 de Agosto de 2022

A procura de habitação está a arrefecer, com a elevada inflação, o aumento dos preços das casas e a subida das taxas de juro, pois os portugueses veem os seus orçamentos familiares diminuídos.


Mesmo com estes fatores, o cenário de bolha imobiliária é afastado pelos especialista, pois a oferta de casas continua escassa, sendo que este é um dos principais fatores que fazem subir os preços. Outro fator que afasta este cenário é que os bancos têm condições mais restritas, o que significa que o risco de incumprimento é também reduzido.


O que pode acontecer é uma estabilização dos preços das casas e os períodos de venda aumentarem, fazendo com que as casas passem a vender-se a menor velocidade.


O mercado está a mudar isso é um facto! E QUANDO O MERCADO IMOBILIÁRIO MUDA, SÓ HÁ UMA COISA A FAZER, MUDAR COM ELE.


As pessoas de sucesso não têm e medo da mudança e estão dispostas a enfrentar os desafios de frente. As pessoas de sucesso nunca param de mudar, quer seja pelo mercado quer seja pelos seus objetivos, nunca param de se desafiar a crescer e aprender mais.


Então, um mercado em mudança é uma oportunidade única de te alinhares com o que mais desejas. Deves escolher os resultados que queres alcançar e fazer coincidir o esforço que esses resultados exigem.


Quanto melhor estiveres preparado, mais fácil será identificar e aproveitar as oportunidades de qualquer mercado. Assim, sugerimos que leias o Livro SHIFT, escrito por Gary Keller, Jay Papasan e Dave Jenks - Como os melhores Consultores Imobiliários enfrentam tempos difíceis.


Este livro revela as 12 táticas necessárias para sobreviver e prosperar num mercado imobiliário em mudança, tornando-te um profissional de excelência (E porque estes recursos únicos existem para ser partilhados, podes encomendar este livro aqui).


Antes de iniciares a tua leitura deixamos-te aqui 4 dos 12 elementos essenciais para te preparares para as mudanças no mercado:


1 - Enfrenta a realidade, ganha clareza nas tarefas que são prioritárias para teres resultados e foca-te nisso.


2 - Analisa as tuas despesas e a tua rentabilidade, para perceberes que despesas não são essenciais. Para de gastar dinheiro e começa a investi-lo.


3 - Aprende a fazer mais com menos, aumenta a produtividade e foca-te nas atividades principais do teu negócio (foca-te nos teus 20%).


4 - Encontra as pessoas certas e motivadas para fazer a compra e a venda dos imóveis agora. Quando o mercado muda, tens de perceber que a motivação quer dos proprietários, quer dos compradores também muda. Bloqueia o teu tempo para garantires que te dedicas diariamente à geração de leads e domina de forma competente estas tarefas.


O sucesso num mercado favorável aos compradores só exige que faças o que já deverias estar a fazer desde sempre.


Para te ajudar a por em prática as táticas descritas no livro, segue este processo simples:


  1. Analisa as 12 táticas e faz a ti mesmo a seguinte pergunta: “Se só pudesse fazer uma, qual destas teria o maior impacto no meu negócio?” Essa é a tua prioridade.
  2. De seguida vai fazendo a pergunta “Se pudesse fazer só mais uma, qual seria?” até teres uma lista de 12 táticas. Acabaste de delinear o teu plano de ação!
  3. Por último, para cada item da tua lista faz as seguintes questões: “Sei fazer isto? Preciso de alguma coisa para fazer isto? Preciso de ajuda para fazer isto? (vais ficar com uma lista do que precisas aprender, ter e da ajuda que precisas para cada prioridade).


Qual a TUA prioridade número UM?





ARTIGOS SUGERIDOS




Faz parte da nossa comunidade


Recebe atualizações regulares por email com dicas e estratégias para elevares o teu negócio imobiliário, casos de estudo de consultores Top Producers, entrevistas e outras histórias, gratuitamente!