Fórmula básica para criar uma vida extraordinária: viver com propósito.
Já pensaste em qual é o teu propósito? O que te faz acordar de manhã?
Se perguntarmos a várias pessoas o que querem da vida a resposta mais frequente vai ser “felicidade”. Ora mas isto é algo que todos temos muita dificuldade em definir. O que significa felicidade? A resposta vai depender de pessoa para pessoa. Na maioria das vezes acabamos por associar a felicidade aos momentos em que conseguimos realizar os nossos desejos e caprichos. No entanto, isto pode levar-nos numa busca incessante pela próxima “coisa” que nos vai fazer felizes.
Se falarmos com quem é bem sucedido e atingiu um nível financeiro elevado, estes irão dizer-nos que ter dinheiro e bens não gera automaticamente uma felicidade sem fim. O dinheiro não será um fim mas sim um meio. O dinheiro vai servir para financiar a vida que pretendemos ter.
Então o que é que traz a felicidade duradoura? E como definimos a vida que pretendemos ter?
Gary Keller, fundador da Keller Williams e que nos serve de referência tanto na nossa atividade profissional como na vida pessoal, diz no livro A ÚNICA COISA: “A felicidade acontece no caminho da realização”.
A felicidade acontece quando definimos um sentido maior para as nossas vidas, quando trazemos um propósito para as nossas ações diárias.
A receita para criares uma vida extraordinária é saber o que mais importa para ti e diariamente alinhares as tuas ações e atitudes com isso. O nosso Grande Porquê, a nossa escolha, vai determinar as nossas prioridades e estas vão definir as ações que temos de tomar para nos tornarmos produtivos e alcançarmos os objetivos que nos propusemos cumprir.
É por isso que saber onde queres ir vai ajudar-te a chegar aos melhores resultados possíveis e às melhores experiências que a vida tem a oferecer.
O teu Grande Porquê é a força motriz por trás da tua motivação. Mesmo quando te sentes preso ou com vontade de desistir, é o teu Grande Porquê que te mantém em movimento.
O desafio é que nem sempre a tua verdadeira motivação é clara. Pode levar algum tempo e exploração para descobrires o que é o teu Grande Porquê. Podem ser pessoas, lugares, coisas. Seja o que for, é importante defini-lo, pois será essa paixão que te irá alimentar e motivar a continuar.
Exemplos do Grande Porquê podem incluir:
Cuidar dos filhos
Deixar o mundo um lugar melhor
Nunca precisar de se preocupar com as contas
Poder reformar-se aos 50 anos
Um exercício que te pode ajudar a chegar ao teu propósito é escreveres num papel algo que gostavas de alcançar ou fazer. De seguida questiona-te porque é que queres atingir o que escreveste no papel. Continua a perguntar porquê até sentires que chegaste a uma resposta que te parece poderosa o suficiente para ti.
"Aquele que tem um porquê pode suportar qualquer como." - Frederick Nietzsche
Faz parte da nossa comunidade