Como criar um Plano de Conteúdo para as Redes Sociais para Consultores Imobiliários

Sexta-Feira, 8 de Julho de 2022

As redes sociais têm um enorme potencial, disso não há dúvidas. 8,5 milhões portugueses usam as redes sociais.


As redes sociais são a oportunidade de permaneceres no Top of Mind dos teus clientes e potenciais clientes. A repetição e a consistência vão ajudar-te a ganhar visibilidade e notoriedade.


Outra das razões para estares nas redes sociais, é construir autoridade. Se entregares valor ao teu público alvo de uma forma consistenteserás reconhecido como uma referência na tua comunidade. E não estamos a falar de publicações onde só falas de ti, e das tuas conquistas! Tem de ser conteúdo que ajude, transforme ou eduque as pessoas.


Mas convenhamos, as redes sociais podem levar à exaustão. Existem tantas plataformas: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Tik Tok, entre outras. E todas elas SEDENTAS de conteúdo.


Sabemos que o teu trabalho é ajudar pessoas no processo de venda das suas casas e apoiá-las a tomarem decisões imobiliárias mais informadas. Então, se queres dominar as redes sociaisprecisas criar uma quantidade enorme de conteúdos de qualidade num curto espaço de tempo, para não perderes o foco no teu negócio. E isto pode parecer aterrador a princípio.


Mas garantimos-te que vale a pena. Vamos mostrar-te neste artigo como de uma forma simples e fácil podes construir um plano de conteúdos. E como usando apenas 4 tipos de publicações podes criar em menos tempo, com menos esforço, mais conteúdo, que traga mais envolvimento.


Para construires um plano de conteúdos que te traga resultados segue estes 4 passos importantes:


  1. Definir que conteúdo produzir
  2. Com que frequência
  3. Em que formato
  4. Em que canais




1 - Definir que conteúdo produzir


O teu foco deve ser criar conteúdos que chamem realmente à atenção. E atraiam seguidores desejosos de trabalhar contigo. Como fazes isso?


Deves criar conteúdo relevante para a tua audiência, que quebre o padrão (já não dá para seguir o que toda a gente faz!) e cria conexão emocional (conteúdo com o qual as pessoas se identifiquem).


Para definires que conteúdo deves produzir segue a seguinte estratégia:

  • Define a TUA audiência (quem é o teu cliente ideal) - e não te esqueças de considerar as várias fases em que o cliente está. Por exemplo, há vendedores que estão comprometidos com a venda agora, há vendedores que só vão vender nos próximos 8 a 12 meses e há vendedores que só irão vender a sua casa daqui a 2 a 5 anos. A chave é oferecer a cada um deles as informações relevantes para a etapa em que se encontram. A mesma ideia vale para os compradores. Se a tua mensagem de marketing tentar agradar a todas as pessoas que estão na tua base de dados, serás certamente ignorado. E não te esqueças de utilizar uma linguagem adequada à Tua audiência.
  • Define uma intenção clara para cada um dos teus conteúdos - Um bom conteúdo responde a pelo menos um destes propósitos — informareducar, inspirar e entreter.
  • E por último, os conteúdos que crias devem estar alinhados com a tua Proposta de Valor  e devem ajudar a construir o teu Posicionamento, a tua Autoridade e a Prova Social.




2 - Com que frequência


Aliado à qualidade do conteúdo, é impossível não referir a importância da frequência, da consistência. E isto não significa que tenhas de partilhar todos os dias e em todos os canais. Significa que deves privilegiar sempre a qualidade do conteúdo, com foco também na garantia da consistência. Escolhe uma frequência com a qual te podes comprometer, por exemplo 3 vezes por semana.




3 - Em que formato


Dos Stories aos Reels, há muitos formatos. E o algoritmo de algumas das redes sociais costuma valorizar os perfis que utilizam maior variedade de formatos. Mas como tínhamos prometido no início do artigo, vamos mostrar-te como com apenas 4 tipos de publicações podes criar em menos tempo, com menos esforço, mais conteúdo, que traga mais envolvimento.


Tipo #1: Carrossel - A publicação que prende a atenção.


  • Este formato do Instagram permite-te publicar um conjunto de 10 imagens ou 10 vídeos ou mistura dos 2. É um formato popular, pois faz com que a tua audiência passe mais tempo na tua publicação e isso é muito valorizado pelo algoritmo.
  • Como podes facilmente criar um carrossel? Tudo o que é uma lista pode ser transformado num carrossel. Por exemplo, “Os X passos para vender uma casa” (que provavelmente já tens na tua apresentação de serviços). Outras ideias de carrosséis são: as novas angariações (várias imagens do imóvel) e atualizações com dados de mercado.
  • Só tens de criar uma vez um template gráfico para um carrossel e depois já tens a base para os teus próximos carrosséis.
  • Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3


Tipo #2: A TUA própria galeria de fotos


  • Pensa em criar uma galeria de fotos tua, usando a fotografia lifestyle. Ou seja, fotografias que registam o teu estilo de vida, ações mais cotidianas, e que tem a ver com o teu negócio. São fotografias com um estilo mais moderno, menos clássico e sem poses.
  • Podes aproveitar o momento da sessão fotográfica da angariação para pedires ao fotógrafo para tirar algumas tuas em alguns ambientes da casa (podes simular que estás ao computador, a fazer uma chamada para um cliente, assinar documentos, beber um café…).
  • Vai guardando essas fotos numa pasta e cria um documento com algumas legendas possíveis para as fotos. Os textos podem ser tão simples como frases inspiradoras. E não te preocupes tanto que tenham a ver com a foto. Podem ser textos que usas para criar relação com a tua audiência e passas algum facto sobre ti ou dás alguma dica rápida. Tens fotos e tens legendas! Tens tudo pronto publicar!
  • Exemplo


Tipo #3: Visitas virtuais em modo rápido - Rápido de fazer, rápido de assistir.


  • Já deves ter ouvido que o formato vídeo é a nova tendência e que não pode faltar num plano de marketing. Nas redes sociais está a ganhar cada vez mais destaque. A nossa sugestão é que faças vídeos curtos verticais, a fazer uma visita rápida a um imóvel, com música. A ideia não é mostrar a casa toda é gerar curiosidade. Podes filmar com o teu telemóvel ou podes pedir a alguém que te filme a mostrar algum elemento atrativo dessa angariação. Em cada angariação podes fazer mais de um vídeo curto.
  • Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3


Tipo #4: Vídeos curtos com resposta a perguntas frequentes - Vendendo a tua experiência da maneira mais fácil.


  • Faz vídeos curtos a responder às perguntas mais frequentes que os teus clientes compradores ou vendedores fazem. Lista todas as perguntas que te fazem ou que sabes que são as mais frequentes, lista o maior numero possível, depois tira uma tarde por mês, para gravares pequenos videos a responder a essas perguntas.
  • Exemplo


Ao criares o hábito de produzires muito conteúdo seguindo estas dicas, consegues fazê-lo com menos esforço e em menos tempo.




4 - Em que canais


Deves escolher os canais onde sabes que a tua audiência está, para poderes definir prioridades. De início não tens de estar em todas! À semelhança do que dissemos na escolha da frequência, opta de forma a conseguires manter a consistência. Mais vale começares com 2 plataformas e manteres a consistência, do que começares por publicar em todas as redes onde a tua audiência está e depois não consegues manter o ritmo e paras.




À medida que vais criando conteúdo e publicando vais percebendo o que funciona melhor e não te esqueças também de ter paciência. É importante crescer, mas crescer bem.


Não te foques no número de seguidores que tens, é muito mais importante que tenhas um bom número de seguidores que te ouvem e que se identifiquem contigo. O teu foco deve ser em construir uma comunidade sólida.





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