Como criar um Plano de Conteúdo para as Redes Sociais para Consultores Imobiliários
As redes sociais têm um enorme potencial, disso não há dúvidas. 8,5 milhões portugueses usam as redes sociais.
As redes sociais são a oportunidade de permaneceres no Top of Mind dos teus clientes e potenciais clientes. A repetição e a consistência vão ajudar-te a ganhar visibilidade e notoriedade.
Outra das razões para estares nas redes sociais, é construir autoridade. Se entregares valor ao teu público alvo de uma forma consistente, serás reconhecido como uma referência na tua comunidade. E não estamos a falar de publicações onde só falas de ti, e das tuas conquistas! Tem de ser conteúdo que ajude, transforme ou eduque as pessoas.
Mas convenhamos, as redes sociais podem levar à exaustão. Existem tantas plataformas: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Tik Tok, entre outras. E todas elas SEDENTAS de conteúdo.
Sabemos que o teu trabalho é ajudar pessoas no processo de venda das suas casas e apoiá-las a tomarem decisões imobiliárias mais informadas. Então, se queres dominar as redes sociais, precisas criar uma quantidade enorme de conteúdos de qualidade num curto espaço de tempo, para não perderes o foco no teu negócio. E isto pode parecer aterrador a princípio.
Mas garantimos-te que vale a pena. Vamos mostrar-te neste artigo como de uma forma simples e fácil podes construir um plano de conteúdos. E como usando apenas 4 tipos de publicações podes criar em menos tempo, com menos esforço, mais conteúdo, que traga mais envolvimento.
Para construires um plano de conteúdos que te traga resultados segue estes 4 passos importantes:
- Definir que conteúdo produzir
- Com que frequência
- Em que formato
- Em que canais
1 - Definir que conteúdo produzir
O teu foco deve ser criar conteúdos que chamem realmente à atenção. E atraiam seguidores desejosos de trabalhar contigo. Como fazes isso?
Deves criar conteúdo relevante para a tua audiência, que quebre o padrão (já não dá para seguir o que toda a gente faz!) e cria conexão emocional (conteúdo com o qual as pessoas se identifiquem).
Para definires que conteúdo deves produzir segue a seguinte estratégia:
- Define a TUA audiência (quem é o teu cliente ideal) - e não te esqueças de considerar as várias fases em que o cliente está. Por exemplo, há vendedores que estão comprometidos com a venda agora, há vendedores que só vão vender nos próximos 8 a 12 meses e há vendedores que só irão vender a sua casa daqui a 2 a 5 anos. A chave é oferecer a cada um deles as informações relevantes para a etapa em que se encontram. A mesma ideia vale para os compradores. Se a tua mensagem de marketing tentar agradar a todas as pessoas que estão na tua base de dados, serás certamente ignorado. E não te esqueças de utilizar uma linguagem adequada à Tua audiência.
- Define uma intenção clara para cada um dos teus conteúdos - Um bom conteúdo responde a pelo menos um destes propósitos — informar, educar, inspirar e entreter.
- E por último, os conteúdos que crias devem estar alinhados com a tua Proposta de Valor e devem ajudar a construir o teu Posicionamento, a tua Autoridade e a Prova Social.
2 - Com que frequência
Aliado à qualidade do conteúdo, é impossível não referir a importância da frequência, da consistência. E isto não significa que tenhas de partilhar todos os dias e em todos os canais. Significa que deves privilegiar sempre a qualidade do conteúdo, com foco também na garantia da consistência. Escolhe uma frequência com a qual te podes comprometer, por exemplo 3 vezes por semana.
3 - Em que formato
Dos Stories aos Reels, há muitos formatos. E o algoritmo de algumas das redes sociais costuma valorizar os perfis que utilizam maior variedade de formatos. Mas como tínhamos prometido no início do artigo, vamos mostrar-te como com apenas 4 tipos de publicações podes criar em menos tempo, com menos esforço, mais conteúdo, que traga mais envolvimento.
Tipo #1: Carrossel - A publicação que prende a atenção.
- Este formato do Instagram permite-te publicar um conjunto de 10 imagens ou 10 vídeos ou mistura dos 2. É um formato popular, pois faz com que a tua audiência passe mais tempo na tua publicação e isso é muito valorizado pelo algoritmo.
- Como podes facilmente criar um carrossel? Tudo o que é uma lista pode ser transformado num carrossel. Por exemplo, “Os X passos para vender uma casa” (que provavelmente já tens na tua apresentação de serviços). Outras ideias de carrosséis são: as novas angariações (várias imagens do imóvel) e atualizações com dados de mercado.
- Só tens de criar uma vez um template gráfico para um carrossel e depois já tens a base para os teus próximos carrosséis.
- Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
Tipo #2: A TUA própria galeria de fotos
- Pensa em criar uma galeria de fotos tua, usando a fotografia lifestyle. Ou seja, fotografias que registam o teu estilo de vida, ações mais cotidianas, e que tem a ver com o teu negócio. São fotografias com um estilo mais moderno, menos clássico e sem poses.
- Podes aproveitar o momento da sessão fotográfica da angariação para pedires ao fotógrafo para tirar algumas tuas em alguns ambientes da casa (podes simular que estás ao computador, a fazer uma chamada para um cliente, assinar documentos, beber um café…).
- Vai guardando essas fotos numa pasta e cria um documento com algumas legendas possíveis para as fotos. Os textos podem ser tão simples como frases inspiradoras. E não te preocupes tanto que tenham a ver com a foto. Podem ser textos que usas para criar relação com a tua audiência e passas algum facto sobre ti ou dás alguma dica rápida. Tens fotos e tens legendas! Tens tudo pronto publicar!
- Exemplo
Tipo #3: Visitas virtuais em modo rápido - Rápido de fazer, rápido de assistir.
- Já deves ter ouvido que o formato vídeo é a nova tendência e que não pode faltar num plano de marketing. Nas redes sociais está a ganhar cada vez mais destaque. A nossa sugestão é que faças vídeos curtos verticais, a fazer uma visita rápida a um imóvel, com música. A ideia não é mostrar a casa toda é gerar curiosidade. Podes filmar com o teu telemóvel ou podes pedir a alguém que te filme a mostrar algum elemento atrativo dessa angariação. Em cada angariação podes fazer mais de um vídeo curto.
- Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3
Tipo #4: Vídeos curtos com resposta a perguntas frequentes - Vendendo a tua experiência da maneira mais fácil.
- Faz vídeos curtos a responder às perguntas mais frequentes que os teus clientes compradores ou vendedores fazem. Lista todas as perguntas que te fazem ou que sabes que são as mais frequentes, lista o maior numero possível, depois tira uma tarde por mês, para gravares pequenos videos a responder a essas perguntas.
- Exemplo
Ao criares o hábito de produzires muito conteúdo seguindo estas dicas, consegues fazê-lo com menos esforço e em menos tempo.
4 - Em que canais
Deves escolher os canais onde sabes que a tua audiência está, para poderes definir prioridades. De início não tens de estar em todas! À semelhança do que dissemos na escolha da frequência, opta de forma a conseguires manter a consistência. Mais vale começares com 2 plataformas e manteres a consistência, do que começares por publicar em todas as redes onde a tua audiência está e depois não consegues manter o ritmo e paras.
À medida que vais criando conteúdo e publicando vais percebendo o que funciona melhor e não te esqueças também de ter paciência. É importante crescer, mas crescer bem.
Não te foques no número de seguidores que tens, é muito mais importante que tenhas um bom número de seguidores que te ouvem e que se identifiquem contigo. O teu foco deve ser em construir uma comunidade sólida.